
Monte Alegre realizou, nesta terça-feira (18), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF
- Edição 2025-2028, um momento de grande significado para o município e para toda a rede de proteção à infância e à adolescência.
A mesa de honra foi composta pelo vice-prefeito Toinho Ananias, a vice-presidente do CMDCA Lídia Santos, articuladora municipal do Selo UNICEF Wilma Gonçalves Fontoura Vieira, mobilizadora do NUCA Fernanda Patrícia, representante do Conselho Tutelar Gracinha, além dos secretários municipais de Assistência Social, Marília Maciel, de Educação Rivanildo Barreto e de Saúde, Emília Pinheiro.
As autoridades presentes compartilharam mensagens de incentivo e reforçaram a importância do trabalho intersetorial na garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.
O fórum também contou com uma apresentações culturais preparada por estudantes e adolescentes do NUCA e pelos Serviços de Convivência, valorizando a identidade e a expressão artística do município.
Em seguida, a articuladora municipal e a Comissão Intersetorial apresentaram os objetivos do Selo UNICEF e do Fórum Comunitário, destacando como o encontro contribui para a construção do Plano de Ação Municipal.
Os adolescentes do NUCA também deram seu depoimento sobre participação, protagonismo juvenil e o papel fundamental que desempenham em todo o processo.
O Fórum também contou com um espaço organizado especialmente para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas secretarias municipais voltados para os jovens, permitindo que a população conhecesse de perto as ações, projetos e iniciativas que fortalecem o desenvolvimento integral da juventude de Monte Alegre.
Na fase seguinte, os participantes foram divididos em grupos de trabalho temáticos
Educação; Saúde; Assistência Social; Esporte, Cultura e Participação Social; e Proteção e Garantia de Direitos onde puderam dialogar, propor ações e colaborar na construção das políticas públicas que integrarão o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.Após a apresentação dos resultados de cada grupo, foi realizada a leitura e assinatura da Ata do Fórum, registrando oficialmente os encaminhamentos construídos de forma coletiva.
O evento foi encerrado com agradecimentos aos técnicos, equipes de apoio, adolescentes do NUCA, gestores e comunidade pela participação e empenho.